segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Exame da OAB continua sendo terror para os recém-formados

Notícias - Sociedade - 26/12/2010 20:26


  Por: Gilmara Moura

Há 16 anos, desde que tornou-se obrigatório, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB -, criado em 1963 por meio da Lei nº 4.215, passou a ser uma etapa necessária para quem quer advogar. E talvez seja por essa obrigatoriedade que ele se tornou o 'bicho papão' dos bacharéis em direito de todo país que desejam obter o registro profissional. Aqui em Sergipe, onde sete cursos oferecem mais de 800 vagas por ano, não é diferente.

No Estado, são realizadas três provas anuais e há certa flutuação no número de candidatos inscritos em cada prova. Da penúltima, por exemplo, participaram cerca de 850 candidatos e da última, 1.050 pessoas. "Não tem quantidade fixa", informa Nilo Jaguar, presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/SE. O fato é que, mesmo Sergipe se destacando entre os maiores índices de aprovação do país - no primeiro Exame de Ordem realizado neste ano, por exemplo, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe - UFS -, obteve o primeiro lugar em nível nacional -, não deixa de haver muita gente reprovada por aqui - e, consequentemente descontete. E aí está o 'X' da questão: qual é a origem desse problema, já que este ano ocorreu um índice de reprovação muito grande?

"Entende a OAB/SE que este índice de reprovação na faixa de 88% em nível nacional não se deve à dificuldade das provas aplicadas e sim ao baixo índice dos cursos jurídicos do país", ressalta Nilo. Na última prova realizada em Sergipe, o índice de aprovação foi de 28%, enquanto o índice nacional de 12%. Ou seja, o Estado teve um resultado superior ao dobro nacional. Ok, mas para um universo de 100% não seria um índice baixíssimo? Trocando em miúdos: se 1.050 fizeram a prova aqui, significa dizer que apenas 294 seriam aprovados.

Na opinião de Nilo Jaguar, o baixo índice do ensino jurídico é que tem levado a grande massa de reprovação nos sucessivos Exames. "Em duas provas realizadas neste ano, foi permitida a participação dos estudantes do nono e décimo períodos do curso de Direito inscritos pela UFS. Estes tiveram aprovação na faixa de 95%", exemplifica. Mas e os alunos das demais instituições?

FILTRO

O Brasil possui mais cursos de Direito que todo o mundo. São mais de 1.200, contra 1.100 do resto do universo. Com esse número, o país se consagra como a nação com mais cursos de Direito do mundo. Por aí já dá para questionar a qualidade do profissional lançado anualmente no mercado. E talvez parta daí a necessidade de haver uma peneira. "Ele filtra o pessoal. E o problema não é a instituição de ensino, mas o aluno. Da minha turma, por exemplo, de 45, apenas seis passaram", opina a recém-graduada Ana Paula Alves. Ela passou.

Ainda segundo Ana Paula, que estudava diariamente, dia e noite, o Exame da Ordem não é difícil - apesar de ela afirmar que fácil também não é. Para a advogada, a questão de tanta reprovação vem de outra esfera. "A prova mexe com o psicológico do aluno. Se a pessoa não mantiver o equilíbrio, já terá uma desvantagem. Ela é a prova de o que que fizemos nos cinco anos na faculdade deu certo", pontua.

Mesmo não obtendo êxito no Exame, a bacharela Danielle Melo Ferreira, 25, defende que a prova deve existir. "Se não selecionar, qualquer um passa a advogar", alega. Porém Danielle entende que a prova deveria ser mais fácil. "Poderia ser centrada, com questões que a gente vê no dia a dia. E não com causas que a gente nunca vai pegar", salienta. Danielle Ferreira critica também o foco das faculdades. "Deveria ter um estudo direcionado para a OAB", opina. A questão é que toda essa polêmica pode ter repercussões futuras ainda mais graves.
Fonte: Cinform
Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 27/12/2010

 

Um comentário:

  1. O STJ já julgou a medida judicial da OAB de suspensão da decisão liminar e ela perdeu, o ministro disse não à OAB, portanto continua valendo a decisão liminar concedida pelo Des. Vladimir. Agora vai ser com o STF, pois o ministro que decidiu, remeteu os autos para o Supremo Tribunal. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    CONTRIBUIÇÃO DO NOSSO IRMÃO RAMIRO REBOUÇAS SOBRE COMO DENUNCIAR O BRASIL NO CIDH EM RELAÇÃO À RESERVA DE MERCADO DA OAB (EXAME DE ORDEM). DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    Mensagem de Natal. DIVULGUE http://ning.it/fpySBq

    A inicial vitoriosa do MS já está disponível na rede social do MNBD-RJ. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    ASSINEM PRESIDENTES DA OAB EM DEFESA DA SOCIEDADE. VAMOS VER ATÉ ONDE VAI A HIPOCRISIA DELES. ABAIXO-ASSINADO PELO EXAME DE ORDEM PARA TODOS E PARA ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA. DIVULGUE
    http://migre.me/36SLT

    TRF - 2ª REGIÃO É O TRIBUNAL MAIS CORRUPTO DO BRASIL. DIVULGUE
    http://migre.me/3c4em

    O Reinaldo Arantes é da OABB e não do MNBD. Nós do MNBD-RJ somos a favor da extinção do Exame da OAB, este é o nosso objetivo. DIVULGUE
    http://www.youtube.com/watch?v=syU-KRP9EDw e http://mnbdrj.ning.com/

    ResponderExcluir