sábado, 11 de dezembro de 2010

Curso de Medicina e Odontologia é aprovado

Publicada: 10/12/2010 

Uma data histórica para a educação e para a saúde no Estado de Sergipe”. Assim o governador Marcelo Déda definiu a importância da aprovação, por unanimidade, dos cursos de Medicina e Odontologia no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto pelo Conselho Nacional de Saúde. O governador fez a afirmação durante uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, no Palácio de Veraneio, ao lado do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, e da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, dentre outras autoridades.

O assunto entrou na pauta do CNS na manhã desta quinta-feira e todo o Pleno decidiu seguir o voto da relatora Maria Helena Machado, que em outubro deste ano, na companhia de outros membros do conselho, fez uma visita técnica a Sergipe para conhecer a estrutura do campus.

Em seu parecer, a conselheira, que é coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do CNS, colocou como um dos pontos fundamentais para o voto favorável à implantação do curso de Medicina a integração entre a UFS, o governo do Estado e o município de Lagarto, bem como entre os entes estaduais, que no caso correspondem às secretarias de Estado da Saúde (SES) e do Planejamento (Seplan).

A criação do Campus da Saúde em Lagarto resulta da parceria entre governo do Estado e UFS. Para implantação do campus serão investidos R$ 54.882.000,00, sendo metade (R$ 27.441.000,00) oriunda do governo federal e a outra metade do governo de Sergipe.

Ao todo, são oito cursos de graduação ofertados no novo pólo de ensino: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Medicina e Odontologia. Para os seis primeiros cursos, a UFS realizou vestibular neste mês de dezembro. A abertura de processos seletivos para os dois últimos (Medicina e Odontologia) dependia da aprovação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Nenhum comentário encontrado.
Seja o primeiro(a) a comentar. Clique aqui para comentar
È verdade o sonho da população de Simão Dias parece que acabou aqui, mais Lagarto é merecedor é um município progressista.
  
Fonte: jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=8562
Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 11/12/2010
È verdade o sonho da população de Simão Dias parece que acabou aqui, mais Lagarto é merecedor é um município progressista.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário