quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Professores vão voltar para sala de aula

18/01/2011 08:47:38


Um total entre 250 e 300 professores que hoje exercem a função de secretário em escolas da rede pública estadual será substituído por assistentes administrativos ou auxiliares administrativos. Essa é a estimativa do secretário estadual de Educação, Belivaldo Chagas, que estuda tal decisão e deve adotá-la nos próximos dias.
Belivaldo Chagas
Chagas disse que não será baixada nenhuma portaria nesse sentido, mas uma norma administrativa que venha a atender as necessidades do órgão, que tem hoje cerca de 1.200 professores em atividades meio. Parte deste total trabalha na sede da Secretaria e em diretorias regionais do interior do estado, sem contar os professores que estão à disposição de outros órgãos e os que estão de licença.

Se eu tenho auxiliar ou assistente administrativo que tenha condições de ser secretárioem uma escola, a gente vai fazer opção por esse profissional, como podemos também aproveitar professor adaptado para que possa exercer essa função, disse o secretário.

O titular da Secretaria Estadual de Educação (Seed) esclarece que, para a função de secretário de escola, não é obrigatório a presença do professor, diferente da função de coordenador e diretor de escola. O objetivo, segundo ele, é que se tenha um maior numero de professor em sala da aula, devido à carência de professores na rede estadual. Por que é que estamos tomando essa medida, porque precisamos chegar a um número real de vagas na rede e apresentar ao governador do Estado para que determine a realização de um concurso publico para professor, e não podemos fazer isso na base de adivinhação, frisou.

Perguntado sobre quantos professores devem retornar a sala de aula com a nova medida, o secretárioraciocina: Se partir do principio que existe na rede 396 escolas e que cada escola tem pelo menos um secretário, se conseguimos reduzir em pelo menos 50%, teremos ai cerca de 200 professores retornando para a sala de aula.

Ele diz também que outras situações serão averiguadas, citando como exemplo, a situação de professores que está funcionando como articular em laboratórios de informática, que pode ser substituído por um profissional da área administrativa da Secretaria que pode vir a exercer essa função. O que estamos fazendo é um trabalho no sentido de buscar profissionais da área administrativa para exercer atividades que possa vir a ser exercida por qualquer profissional da rede, e não exclusivamente um professor, pontua Belivaldo.

O secretário informa também que está fazendo um levantamento em todas as diretorias regionais para saber quantos professores estão nas suas respectivas sedes, assim como já tem o numero de professores em atividade meio na Seed. Com esses números em mãos, vamos chamar os professores para que eles possam retornar à sala de aula, acredita.

Diante de um levantamento que está sendo concluído, o secretário Belivaldonega que tenha hoje cerca de quatro mil professores em atividade meio. Nem contando com os cargos de coordenador e diretor que só pode ser exercido por professor a gente chegue a esse número. Tirando diretor e coordenador, devemos atingir cerca de 1,2 mil professores em atividade meio, incluindo-se ai professores que estão fazendo parte de programas e projetos em execução nas diversas diretorias regionais e na Secretaria que precisa ter a presença do professor acompanhando esses projetos, frisou.

Fonte: Jornal do Dia
Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 19/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário