sábado, 30 de abril de 2011

Aneel proíbe corte por conta atrasada há mais de 90 dias

 Agência Estado e Agência Brasil
                                                                                                                                                                                                                                                                                           Valter Campanato/ABR/JC

Resolução 414 foi aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energias Elétrica
Resolução 414 foi aprovada pela diretoria
 da Agência Nacional de Energias Elétrica

 A partir de 1º de dezembro, as concessionárias de energia elétrica não poderão mais cortar o fornecimento do consumidor que tiver uma conta atrasada por mais de 90 dias, caso não efetuem o corte antes desse prazo. É o que determina a Resolução 414, que acaba de ser aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energias Elétrica (Aneel).
Até então, as concessionárias poderiam cortar a energia a qualquer tempo, caso o consumidor tivesse uma conta vencida, mesmo que as posteriores estivessem sendo pagas.
Ao anunciar a medida, juntamente com outras decisões sobre as relações entre concessionárias e consumidores, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, afirmou que ela foi tomada com base em pareceres de órgãos de defesa do consumidor, do Ministério Público e outra instituições que têm relação com o tema.

Aneel exigirá posto de atendimento em todos municípios

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje uma nova resolução que unifica e cria novas exigências referentes a direitos e deveres dos consumidores. A principal novidade é a exigência para que as distribuidoras de energia elétrica instalem postos de atendimento físico em todos os municípios em que atuam. A Aneel não detalha quantos postos deverão ser instalados para cada conjunto de população, mas exige que a espera para atendimento ao consumidor que compareça ao local não ultrapasse os 45 minutos.
A Aneel estabeleceu uma escala com padrão diferenciado de atendimento de acordo com o tamanho do município. Assim, nas localidades com até 2 mil unidades de consumo, o atendimento deverá funcionar pelo menos oito horas semanais a serem distribuídas pela empresa conforme seu planejamento. Nas cidades que têm entre 2 mil e 10 mil unidades de consumo, o atendimento físico deverá acontecer por pelo menos quatro horas diárias. Já nos locais com mais de 10 mil unidades consumidoras, os postos devem funcionar no mínimo oito horas diárias. O atendimento não é obrigatório para sábados, domingos e feriados.
O diretor da Aneel Romeu Rufino, relator da resolução, explicou que, até para disponibilizar o atendimento presencial nos menores municípios, não é necessário que a distribuidora tenha um escritório exclusivo, mas que o funcionário ou equipe que atenderá os clientes precisa ser exclusivo. "Se uma lotérica, por exemplo, tem espaço ocioso, pode ser compartilhado. Mas a equipe de atendimento da distribuidora tem que ser exclusiva", explicou.
A pedido das empresas, a Aneel escalonou o prazo para a implantação dos postos. Assim, a contar da data de publicação da resolução, os postos exclusivos precisam ser instalados em um prazo de até 12 meses nos municípios com até 2 mil unidades de consumo; de nove meses nos que têm entre 2 mil e 10 mil unidades consumidoras; e de seis meses para os que têm mais de 10 mil unidades de consumo.
Segundo Rufino, a instalação desses postos representará um custo, em média, equivalente a meio por cento da tarifa cobrada dos consumidores e de, no máximo, 2%. Ele afirmou, entretanto, que esse custo já está contemplado nas atuais contas de luz e que, portanto, "a tarifa não vai subir" para custear esses postos. "No último ciclo de revisão tarifária, isso já foi incluído na tarifa", reforçou o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

Fonte: Jornal do Comércio/RS
Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 30/04/2011

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governador Marcelo Déda faz promessa em campanha eleitoral em sua terra natal Simão Dias e não cumpre

Área que o Governo desapropriou para ser feita a
ampliação da Av. Dr Humberto Nunes Oliveira.
Área onde faz parte da ampliação fundos do Hospital
Bom Jesus está sendo usado como lixão em frente ao
CAPS.
CAPS
 O Governador Marcelo Déda na campanha eleitoral passada prometeu a população de Simão Dias a ampliação da Avenida Dr Humberto Nunes Oliveira. No sentido de melhorar o acesso para os veículos que fazem o transporte dos produtos fabricados pela Dakota calçados  para os grandes centros comerciais, mais até o momento nada foi feito e o governo mais uma vez não cumpri a promessa. Observando as fotos acima já se tem uma ideia do verdadeiro descaso com o sistema de governar. Um lixão se formou nos fundos do Hospital Bom Jesus, hoje fechado e sem prestar nenhum serviço a população por falta de recursos. As autoridades políticas constituídas em Simão Dias não se preocuparam até o momento em reabrir o referido Hospital que tanto serviu aos filhos desta terra. Em frente ao lixão está o CAPS conforme foto acima o mal cheiro toma conta do ambiente. A população continua aguardando que está promessa se realize o mais breve possível.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 28/04/2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Trabalhadores da Prefeitura de Simão Dias saem no prejuízo.


Partido Socialista Brasileiro


Segundo informações alguns tralhadores do municpio de Simão Dias reclamam que o prefeito Denisson Deda PSB não paga diárias aqueles que tem  o direito e nem as horas extras. É este o socialismo pregado ao longo dos anos pelo PSB.
A um bom tempo que o PSB jogou a sua história na lata do lixo; este é o meu entendimento.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 27/04/2011

O descaso com os buracos no calçamento e o lixão do Conjunto Centenário.

Rua José Tavares dos Santos buracos tomam conta
Travessa ao Lado da Creche Mãe Dona virou lixão

Moradores da Rua José Tavares dos Santos reclamam do descaso com os buracos. Por outro lado vem o problema  do lixão que está sendo colocado ao lado da Creche Mãe Dona e a população alega que a prefeitura deveria comprar carros e coletores para que fosse feita a coleta sem criar transtornos principalmente para aqueles que moram mais próximo do lixão.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 27/04/2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Estudantes que moram no Povoado Coração de Maria são prejudicados por falta de transporte escolar.


Segundo informações a um bom tempo os estudantes do Povoado Coração de Maria vem sendo prejudicados por falta do transporte escolar. Os estudantes reclamam que o descaso é muito grande já que o Governo Federal disponibiliza recursos para contratação dos transportes  para atender toda a demanda do município de Simão Dias. Devido todo este desconforto os alunos esperam que o prefeito Denisson Déda PSB tome as providências necessárias para que os alunos não fiquem  prejudicados.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 26/04/2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O descaso da Deso com o sistema de esgotamento sanitário do Conjunto Manoel Fraga Matos em Simão Dias

Rodovia Lourival Batista 
Entrada da cidade de Simão Dias
esgoto a céu aberto
Rodovia Lourival Batista
     Entrada da cidade de Simão Dias
esgoto a céu aberto
 Ao longo dos anos a companhia de saneamento de Sergipe DESO vem deixando a população do Conjunto Manuel Ferreira de Matos sofrendo com a falta de manutenção no sistema de esgotamento sanitário. Os moradores reclamam que todos os meses pagam uma taxa de serviço. A água corre a céu aberto e as pessoas não suportam mais o mau cheiro e principalmente em frente a igreja chegando a prejudicar  a celebração da santa missa e o ambiente não é agradável. Observando as fotos acima observa-se que a água percorre por cima da pista asfáltica em frente ao estádio de futebol da cidade e da Associação Atlética.

Cidadania se faz.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 20/04/2011

Moradores da Avenida José Neves da Costa fazem rede de esgosto com dinheiro do próprio bolso

Avenida José Neves da Costa
Avenida José Neves da Costa

Segundo informações de alguns moradores da Avenida José Neves da Costa em Simão Dias, a própria população paga do seu próprio bolso para fazer parte da rede de esgotamento sanitário. Alguns moradores nos informou que procurou o prefeito Denisson Déda PSB solicitando que o mesmo tomasse providência de construir a referida rede de esgoto com aproximadamente 200 metros por se tratar de uma obra que está na via pública e o mesmo falou que as pessoas fizessem com os seus próprios recursos que o município não iria fazer.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 20/04/2011

domingo, 17 de abril de 2011

População que mora nas ruas proximo ao bar do baixinho do mocotó não suporta mais o descaso

Travessa do SESP sem calçamento
Rua São Jorge sem calçamento
Rua Nossa Senhora de Fatima sem calçamento
Vazamento de água Rua Nossa Senhora de Fátima
Prédio onde funcionava  o antigo Hospital
abandonado e o mato toma conta

Os moradores das ruas citadas conforme as fotos acima, não suportam mais conviver com o descaso já um bom tempo, segundo informações de alguns moradores o atual prefeito Denisson Déda PSB em campanha prometeu fazer o calçamento e até o momento nenhuma solução; outro descaso é com relação a Deso que a alguns meses existe um vazamento na Rua Nossa Senhora de Fátima e nenhuma solução foi tomada. Ao verificar as fotografias observa-se que o abandono é total  inclusive o mato toma conta das ruas e do prédio onde funcionava o hospital que se encontra fechado e abandonado. A população espera que o prefeito se pronuncie a respeito da referida reivindicação.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 17/04/2011

sábado, 16 de abril de 2011

Matadouro de Simão Dias a qualquer momento pode ser interditado pelo Ministério Público

Entrada do curral onde o gado chega ao matadouro
para serem abatidos

Frente do matadouro onde o caminhão estaciona
para fazer o transporte da carne para o açougue

Tronco onde o boi entra para ser abatido
 portão de ferro destruído pela ferrugem.
Tronco onde o boi entra para ser abatido
 portão de ferro destruído pela ferrugem.

Área externa do prédio totalmente suja
Área externa do prédio totalmente suja
Cerca que isola o matadouro totalmente destruída
População fica desprotegida caso um boi escape
Estrada velha que dá acesso a Paripiranga
vira lixeira em frente ao matadouro
 Conj. José Neves da Costa e Rivalda Silva Matos
Local onde prometeram fazer uma praça vira lixeira
Prefeito Denisson Déda PSB assume o comando do município de Simão Dias e esquece de  dá prioridade em reformar o matadouro e de revitalizar o riacho caiçá. A população dos conjuntos Rivalda Silva Matos e do conjunto José Neves da Costa não suporta mais o verdadeiro descaso com a coisa pública. O  Ministério público tem que tomar uma providência o mais breve possível, interditando o referido matadouro. Diante do exposto a população está correndo um grande risco de saúde..

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 16/04/2011

domingo, 10 de abril de 2011

O mato toma conta de várias ruas em Simão Dias!!! O descaso é demais esgotos a céu aberto.

Conjunto Centenário o mato toma conta da rua
Conjunto Centenário esgoto a céu aberto
Conjunto Belita Valadares o mato toma conta da rua

Conjunto Belita Valadares o mato toma conta da rua
 
Entrada do Conjunto Belita Valadares mato toma conta

A um bom tempo o mato vem tomando conta de várias ruas em Simão Dias e a prefeitura fecha os olhos para este fato, inclusive alguns conjuntos ainda se encontra com esgotos a céu aberto e isto pode ajudar a proliferação do mosquito da dengue, como já é de conhecimento das autoridades Sergipe é o segundo estado a correr o risco de casos da doença. Segundo informação Simão Dias já teve vários casos de dengue registrado.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 10/04/2011

Moradores do Conjunto Belita Valadares em Simão Dias sofrem com os vazamentos de água e a Deso nada faz

Rua Cacique Serigy vazamento de água
Rua Poeta Hermes de Andrade vazamento de água
Rua Poeta Hermes de Andrade vazamento de água

Segundo informação de alguns moradores do Conjunto Belita Valadares a um longo tempo o descaso é muito grande em relação ao abastecimento de água naquela comunidade, os vazamentos vem prejudicando bastante a população principalmente porque não tem um abastecimento regular, a Deso já foi comunicada  várias vezes dos referidos vazamentos e não toma a devida providência, todos sabem que no verão fica muito difícil atender normalmente aos clientes, moradores nos fez até uma ressalva lembrando que a Deso pede que façam economia de água e a própria Deso desperdiçando, é um mau exemplo.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 10/04/2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

População da zona rural de Simão Dias não suporta mais tanto descaso

Posto de Saúde Povoado Pastinho

O mato toma conta do Posto de Saúde do Pov. Pastinho
O mato toma conta do Posto de Saúde do Pov. Pastinho
Largo onde prometeram fazer uma praça e até o momento nada

Calçamento em péssimo estado com paralelepipedos soltos

Segundo informações de alguns moradores do Povoado Pastinho; foram feitas várias promessas na campanha eletoral inclusive construir uma praça e até o momento nenhuma providência foi tomada por parte do Prefeito Denisson Déda PSB, até o posto de saúde se encontra fechado e abandonado, o mato tomando conta para atrair insetos, como cobras aranhas e ratos. Algumas pessoas nos informaram que não suporta mais ver este posto de saúde fechado e entregue ao tempo, também alegaram que só aparecem médicos na referida comunidade quando falta três meses  para as eleições, até um curativo por exemplo poderia se fazer por aqui sem precisar se deslocar para Simão Dias ou até mesmo para outra cidade mais próximo.

Cidadania se faz aqui.
Postado por Júnior de Edna Valadares em 05/04/2011